quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O Apocalipse (Left Behind) – 2014

 

O filme é baseado numa série de livros escritos por Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins e de filmes bagaceiras da saga Deixados para Trás, com conotação cristã levemente baseado na Bíblia.

O irmão de Nicolas Cage, chamado Marc, é muito fã dos livros e incentivou o irmão a entrar nessa bomba dirigida por um mestre de coordenação de dublês chamado Vic Armstrong.

Vic Armstrong anteriormente tinha dirigido o filme de ação Fuga Mortal de 1993 com Dolph Lundgren. Mas como dublê ou coordenador de dublês já fez diversos filmes importantes, como por exemplo: vários filmes da franquia 007 desde os anos 60, A Profecia, Superman o Filme, Os Caçadores da Arca Perdida, Blade Runner, O Retorno de Jedi, O Vingador do Futuro, Tropas Estelares, Guerra dos Mundos e tantos outros, ou seja, especialista em ação.

A história do filme acompanha o antes e o depois do tal arrebatamento, onde "cristãos" somem "vão para o céu" e o restante vai passar cinco anos de inferno na Terra com várias catástrofes, enfim, a lógica parece ser a seguinte, que um genocida cristão com fé é salvo e um não cristão de bom coração hahahahahaha sem chance.

Nicolas Cage, que deve ter ficado com parte do orçamento da produção, está apático como um piloto de avião com dificuldades em encontrar um lugar para pousar. É um personagem que não tem fé cristã para ganhar passagem ao paraíso e que prefere comemorar seu aniversário, sim que presente né, preparando uma farra com duas aeromoças.

A personagem com fé que faz a esposa de Cage é interpretada pela Lea Thompson, mais conhecida pela trilogia De Volta para o Futuro como a mãe do protagonista, e aqui ela tem pouco tempo em tela e nenhuma cena com Cage, mas faz aquela pregadora insistente que irrita todos a sua volta.

Uma outra personagem importante na trama é a filha de Cage, que por falta de fé, fica perdida literalmente na Terra, tentando entrar em contato com o pai durante todo o filme, ela é interpretada por Cassi Thomson, mais conhecida pela série Big Love com o falecido Bill Paxton.

A história é absurdamente ofensiva, os personagens, e têm vários, são todos chatos, com destaque para o ator anão Martin Klebba, da franquia Piratas do Caribe, não papel bem ingrato, como o autêntico chato que está dentro do avião, além disso, por um filme de poucos recursos, os efeitos são fracos demais. É até curioso um diretor especialista em fazer coordenação de dublês de vários filmes importantes fazer algo tão sem sal.

Este é sem dúvida o pior filme da carreira de Cage, tanto que é o mais mal avaliado no imdb merecidamente. Também recebeu três indicações ao Framboesa de Ouro, de Pior Filme, Ator para Cage e Roteiro, e na boa, merecia muito mais.

Esse filme chegou a fazer sucesso no Brasil, alavancado pelas igrejas evangélicas do eixo Rio-São Paulo.

O filme tinha planos para continuação, mas foram sensatos em não investir após a catástrofe de críticas negativas.

Cotação: Chato e Ofensivo.

 

Sigam o Instagram do Blog Cine Tosco: https://www.instagram.com/blogcinetosco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário