segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Encurralados no Paraíso (Trapped in Paradise) 1994

 

Dos três filmes que foram lançados no ano de 1994 com o excêntrico Nicolas Cage, este é sem dúvida o filme mais decepcionante (os outros foram Atraídos pelo Destino e O Guarda-Costas e a Primeira Dama).

É aquela comédia natalina sem graça, com um trio de irmãos que vão assaltar um banco numa cidadezinha do interior americano e encontram dificuldades em sair dela, e aos poucos vão pegando amor pelas pessoas da cidade. 

Dana Carvey (de Quanto Mais Idiota Melhor) faz o irmão cleptomaníaco com leve retardo e Jon Lovitz (Tá Todo Mundo Louco!) o irmão mentiroso compulsivo, ambos péssimos nos seus personagens.

Nicolas Cage, vejam só, hahahaha, é o irmão bonitão e equilibrado do trio, e o menos pior interpretando, com interpretação mais contida, sem berros, expressões faciais exageradas e até mais romântico.

O filme tenta ter aquele clima natalino leve do mestre Frank Capra com pitadas de Esqueceram de Mim com Irmãos Coen, mas erra muito, seja na comédia, seja no elenco e lógico no roteiro fraco e na direção pouco inspirada.

O diretor George Gallo, que tem como maior acerto em sua carreira o roteiro da comédia Fuga à Meia-Noite com Robert De Niro e Charles Grodin, estava tão perdido na direção deste filme que o próprio Nicolas Cage foi obrigado a dirigir muitas cenas para controlar o caos e o desanimo dos outros atores no set, aliás, filme parcialmente filmado em Ontario no Canadá. 

O filme, distribuído nos EUA pela 20th Century Fox, estreou na mesma época de Meu Papai é Noel e lógico foi muito mal de bilheteria. No Brasil foi lançado em VHS e o SBT chegou a passar algumas vezes nas suas sessões das tardes.

Curiosamente Nicolas Cage e Richard Jenkins (ator 2 vezes indicado ao Oscar), além de atuarem juntos neste filme, eles também tinham atuado em Atraídos pelo Destino, filme que também foi lançado em 1994.

Outra curiosidade, o ator Nicolas Cage até chegou a ser convidado pela New Line para fazer Debi & Loide - Dois Idiotas em Apuros para atuar novamente ao lado de Jim Carrey, após terem feito Peggy Sue nos anos 80, mas o estúdio tinha dinheiro apenas para pagar o alto salário de Carrey, em alta após o sucesso de Ace Ventura, e preferiram optar por Jeff Daniels, que topou fazer o filme por muito pouco, e com isso Cage resolveu fazer esta comédia Encurralados no Paraíso no lugar, filmado praticamente na mesma época que o sucesso de Carrey.

Cotação: Decepcionante e sem graça.

 

Sigam o Instagram do Blog Cine Tosco: https://www.instagram.com/blogcinetosco/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário